Minha Ilha Paradisíaca

Página dedicada aos dos Santos, aos Matta, aos Machado e aos Alencar Aranha.

Textos


ELA, UM ENTE IMARCESCÍVEL (IN MEMORIAM) 

O calendário me dá a recordar que hoje é 4 de Setembro. A data ambienta no peito um sarau, cujo programa contempla à abertura um extrato poético inamovível:

"NÚPCIAS

Vestida de véu e grinalda
Já estava no altar
A noiva.

O noivo
Também lá se via
 Aposto de fraque e cartola.

Namoro, noivado e bodas

Assinam destino trajado a rigor".

A imagem ilustrativa e o recorte literário são reveladores: "Era uma vez um matrimônio. Os nubentes disseram sim; queriam-se felizes ad aeternum.Traídos pela imponderabilidade do destino, um 10 de julho os separou". O registro fotográfico se ajusta aos versos, que, antes de cultos ao saudosismo, pretendem-se acenos à reflexão sobre a união conjugal saudável quando a vida respira. Também, são modestas amostragens de significado do objeto da vida a dois, que são as provações e as aprovações.

Esse evento de concepção virtual, adicionalmente, tem o condão de revisitar bons tempos somente findos num certo dia em dado mês de julho... Um coração restou latente e em pedaços, mas forte o bastante; com seu pulsar e com sua acústica imperturbáveis resiste embotes no suceder dos anos e, ainda e sempre, segue ecoando confissões de amor e murmúrios nostálgicos à memória da ausente amada, transmutada em anjo e em ser imortal, desde o dia em que foi chamada e ascendeu ao altar supremo.
Israel dos Santos
Enviado por Israel dos Santos em 04/09/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras