Minha Ilha Paradisíaca

Página dedicada aos dos Santos, aos Matta, aos Machado e aos Alencar Aranha.

Textos

CIDADE EM FESTA
São José dos Campos aniversaria; comemora seu ducentésimo quinquagésimo segundo ano de fundação. Se o Vale desperta tomado de brumas e de ares hibernais, povo e solenidades os desconhecem; citadinos e camponeses, joseenses ou imigrantes, são todos orgulho e alegria.

Comedidos e silentes para não obstar o entusiasmo popular, não obscurecer o ressoar da pirotecnia deste dia, nem obstaculizar o brio que evidencia a cadência dos passos no desfile oficial, nossos pensamentos se distanciam rumo ao norte; cruzam montanhas e serras à busca de raios dourados que incidam sobre finos grãos de branca areia.

Em lá chegando, brilha o sol. Não há coluna que os detenha, tampouco há tempo a perder; instalam-se, aquecem-se e se distendem, quando o único apego é o deslembrar tudo que possa macular seus devaneios. E, antes que ventos aportem, apontem para o sul e os remetam de volta às margens do Paraíba, das ondas tíbias que intermitentes açoitam seus pés e para jamais olvidar tal clima nossos pensamentos tomam para si recordações abstrusas, lembranças tropicais, recordos ardentes.

Nesta data, sabes tu e sei eu, nada cívico, porém, igualmente memorável, há algo mais a  celebrar.

FELIZ 27 DE JULHO!
Israel dos Santos
Enviado por Israel dos Santos em 27/07/2019
Alterado em 27/07/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras