Minha Ilha Paradisíaca

Página dedicada aos dos Santos, aos Matta, aos Machado e aos Alencar Aranha.

Textos

TROMBADAS NA CIVILIDADE
Em relação à mobilidade no trânsito que enfrentamos diariamente, nada tenho contra o entendimento de que os mais fortes não devam prevalecer sobre os mais fracos, valendo-se de sua robustez.

Mas, a espontaneidade com que pedestres se lançam diante de veículos motorizados (ou não) e as imprudentes coreografias de motociclistas encenadas nas vias urbanas, além de atitudes camicases parecem pertubadoramente pretender intimidar os mais resistentes, fortalecidos que se assumem sob o amparo das leis.

O cotidiano revela elevado número de pretensos heróis ao "podium" da velocidade, porém, insensíveis ao fato de que as estradas não são pistas de autódromos. Igualmente, observa-se grande quantidade de afoitos motoqueiros que se crêem capazes de transcender à física na aventura tantas vezes malogradas de ocupar ao mesmo tempo que outro um dado espaço.

Ao conduzir veículos ou na condição de transeunte, o respeito do indivíduo às regras estabelecidas se constitui necessário exercício de cidadania, cuja inobservância alimenta as estatísticas de prejuízos materiais e, pior, de imprudentes fatalidades.

A propósito, antes de priorizar os direitos legítimos de se antecipar a um concorrente, não importaria visualizar uma imaginária placa com o dizer "pare", objetivando o resguardo dos bens seus e de terceiros e, sobretudo, a preservação do patrimônio próprio e alheio de maior valor, que é a vida?
Israel dos Santos
Enviado por Israel dos Santos em 07/05/2013
Alterado em 04/08/2018
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras