Minha Ilha Paradisíaca

Página dedicada aos dos Santos, aos Matta, aos Machado e aos Alencar Aranha.

Textos

ÀS MARGENS DO RIO DNIEPR
"Kak dilá"? Muito bem! A jovem de andar impávido, o estudante trajado de uniforme em rigoroso alinho, a garçonete de postura esguia e irretocável; todos se manifestarão bem dispostos. Nem o frio intenso ou a fome contumaz; mesmo em farda apertada e calçando botas rotas ... nada ceifará o orgulho daquele povo. A formação intelectual traz de berço, com o precoce apego à literatura, à diversificada e sustentável busca do saber, associados à recordação das duras provas do passado. Ainda calam fundo, da história, as lições na mente e no coração de cada cidadã, cada cidadão. "Plorra, otchen plorra" (muito más) são as recordações dos genocídios em tempos de gerra, das infindáveis privações e jugos atrozes a que esteve sujeito, ainda enquanto os tempos eram de paz. Isto superado, agora, ao ensejo de nova era, à nação somente ocorre produzir páginas positivas para gerações presentes e vindouras; e torná-las vencedoras.  Desprendimento e força palpitam já no peito juvenil e circulam efervescentes nas veias da juventude, onde, para os adultos, repousa o futuro da nação. Estes sentimentos se refletem na face e nos lábios de todo nacional, quem, verdade ou não e em quaisquer circuntâncias, sempre que inquirido se declarará "otchen raraxó"!  
Israel dos Santos
Enviado por Israel dos Santos em 20/05/2010
Alterado em 05/02/2022
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras